O papel da escola na primeira infância
Educação
12/02/2014

O papel da escola na primeira infância

Entrar na escola desde os 3 anos é fundamental para o desenvolvimento social da criança

Escrito por: Escola Carrossel Prisma

Uma das maiores preocupações dos pais é com a idade ideal para que os filhos entrem no ambiente escolar. Alguns, por precisar voltar logo cedo ao trabalho, permitem que as crianças entrem na escola logo no berçário e outros prolongam essa entrada até poucos anos antes do fundamental. Mas, existe uma idade certa? Um estudo americano acredita que sim.

Por volta de 1300 crianças foram monitoradas da maternidade aos 12 anos em um estudo americano sobre aprendizado a longo prazo e foi constatado que as crianças que entraram na escola logo cedo possuíam um desempenho melhor do que aqueles que só entravam próximo ao fundamental. O motivo disso o pesquisador responsável explica: "A escola expõe à diversidade".

No ambiente escolar a criança interage com pessoas diferentes àquelas de seu convívio familiar, expandindo assim o seu vocabulário e fomentando desde cedo ações colaborativas e o convívio em grupo. "Quando permanece em casa a criança tende a ser mais introspectiva e limitada ao mundo que conhece" revela o pesquisador "No dia a dia da escola a criança é aprende a dividir os seus pertences e tem contato com outras culturas e formas de ver o mundo".

A pesquisa concluiu que a idade ideal para entrar na escola é aos 3 anos. A idade proporciona um desenvolvimento centrado na autonomia da criança, gerando ganhos significativos para sua vida adulta.

Apesar do conselho, a decisão depende da necessidade de cada família. Também, pela criança se encontrar em uma idade muito vulnerável, é importante que os pais busquem uma escola que construa o perfil de cada um de forma individual, valorizando suas capacidades próprias e forneça um ambiente seguro e familiar à criança.

Comentários ()